terça-feira, 16 de outubro de 2012

DAVID COIMBRA - Aprenda chinês em seis semanas

Houve um homem que desenvolveu um método para aprender qualquer língua, eu disse QUALQUER LÍNGUA, mesmo as mais inóspitas, como o russo, o chinês e o português, qualquer uma em apenas mês e meio. O sistema funcionava à perfeição. Esse homem tornou-se fluente em praticamente todas as línguas europeias, mais grego, copta, latim e outras tantas.

Era alemão e chamava-se Heinrich Schliemann. Já revelarei seu método, e você poderá aplicá-lo também, economizando milhares de reais em cursos de línguas estrangeiras e encantando os departamentos de RH.

Você precisa levar esse Schliemann a sério. Ele foi um personagem importante da trajetória humana – foi quem descobriu Troia, cidade que, havia três mil anos, o mundo acreditava só ter existido na imaginação do cego Homero. Acontece que, quando era pequerrucho, Schliemann ouviu da boca veneranda do pai a leitura da Ilíada e da Odisseia. Ficou fascinado com as aventuras e as desventuras de Aquiles e Ulisses, e prometeu para si mesmo, cerrando o punho e fitando o horizonte:

– Eu vou descobrir Troia!

Para tanto, ele tinha de cumprir alguns requisitos, sobretudo dois:

1. Saber profundamente várias línguas vivas e mortas a fim de interpretar os documentos e inscrições que encontrasse.

2. Ficar rico a fim de financiar suas expedições.

O item 2 é fácil de ser atingido. Qualquer um fica rico, desde que seja um comerciante habilidoso. Schliemann era. Assim, ao atingir a maturidade, viu-se convertido em nababo, com recursos suficientes para investir num sonho.

O item 1 é mais complicado. Aprender uma língua desconhecida exige tempo, concentração, disposição e paciência para ficar repetindo the book is on the table. Só que Schliemann inventou aquele método que agora vou ensinar a você. Preste atenção: consistia, basicamente, em ler em voz alta, mas em voz BEM alta, um texto escrito na língua que ele pretendia assimilar. Para aprimorar o aprendizado, Schliemann contratava alguém como ouvinte.

A pessoa não tinha, necessariamente, de saber um yes, se a língua em questão fosse a de Shakespeare e Megan Fox. Bastava sentar-se, olhar para ele e ouvir como se entendesse o que estava sendo lido. Nessas sessões, Schliemann falava tão alto e por tantas horas, que os vizinhos se queixavam do barulho, e algumas vezes ele teve de se mudar, provando ser balela esse negócio de “os incomodados que se retirem”.

O fato é que o método Schliemann dava bom resultado. Em seis semanas, ele absorvia qualquer língua, propiciando que ele descobrisse Troia, se consagrasse como um dos três maiores arqueólogos da História e conquistasse uma bela e jovem grega, com quem se casou e a quem enfeitou com as joias que julgava terem adornado o corpo perfeito da espartana Helena.

Portanto, se você quiser aprender japonês, por exemplo, já sabe como fazer.

Você acha que vai conseguir?

Eu, aqui, acho que não. Por quê? Porque você não é Schliemann, que era um gênio. Mesmo assim, você pode aprender japonês, se frequentar um curso adequado e se esforçar. Com empenho, as pessoas aprendem as coisas. Até uma atividade que depende fundamentalmente do rendimento físico, como o futebol. Já vi muitos jogadores aprenderem a jogar. É o caso do atacante Leandro, do Grêmio.

O Lauro Quadros disse que ele se atrapalha com as pernas, e é verdade. Porque Leandro é um afoito, suas pernas agem antes do comando do cérebro. Mas Leandro pode aprender. Tem velocidade, tem força nova, que ganhou com treino e vitamina, e, o principal, tem vontade. Talvez não seja um virtuose, como um Romário, que nasceu com o futebol correndo nas artérias e inundando os músculos a cada batimento do coração, mas pode ser grande. Um homem pode aprender a ser grande.

O melhor

Talvez o exemplo mais luminoso de jogador que aprendeu a ser jogador e que venceu pelo esforço, mais do que pelo talento, seja o de Valdomiro Vaz Franco. Quando começou no Inter, Valdomiro era odiado pela torcida. Foi vaiado ao marcar um gol, algo que só se repetiu com Ronaldinho, no Grêmio, por motivos bem diversos. Ao sair do Inter, Valdomiro foi aclamado como um dos jogadores mais importantes da história do clube. Para mim, o mais importante. Como conseguiu essa façanha? Aprendendo. Valdomiro aprendeu a ser bom.

ZERO HORA
16/10/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário