sábado, 25 de maio de 2013

Twitter.BR - Cora Rónai

O Globo - 25/05/2013
 
Direção da rede no país procura
popularizar mais uso das hashtags e
também investir nos vídeos do Vine


Ferramenta de chat, rede social, microblog —
até hoje há quem não saiba direito a que veio
o Twitter, sobretudo no Brasil, onde, significativamente,
sua maior concorrência, até outro dia,
era o Orkut. Somos expansivos, gostamos de bater
papo e de jogar conversa fora, dois conceitos que
não combinam com a brevidade imposta pelos 140
caracteres do passarinho azul.

— As pessoas ainda fazem confusão —reconhece
Guilherme Ribenboim, diretor geral da empresa no
país. — O Twitter não é propriamente uma rede social;
é, sobretudo, uma rede de informação.

O desafio de Guilherme, que assumiu o posto há
seis meses, é ampliar a presença do Twitter no Brasil
e botar os pingos nos ii. Para isso, ele tem conversado
com formadores de opinião e com os VITs,
Very Important Twitters, em geral celebridades
com grande número de seguidores. Tem também
fechado parcerias com empresas. A mais emblemática,
até aqui, foi a presença no Camarote da
Brahma, no Carnaval. Ao mesmo tempo, ele é uma
espécie de evangelista das hashtags, as etiquetas
precedidas de jogo da velha que viraram sinônimo
universal do Twitter.

Hashtags são muito úteis para identificar assuntos
e são, em princípio, elementos de escrita pragmáticos.
Na hora da novela, por exemplo, quem
quer entrar no papo geral marca os seus tuites com
#amoravida; já quem quer ver o que os outros estão
achando, dá uma busca em #amoravida para encontrar
todos os comentários.

Com o tempo, porém, as hashtags ganharam
também uma aura metafísica, que define o sentimento
da vida num certo momento. Quem é que
ainda não viu um #prontofalei, hoje clássica identificação
de desabafo? Ontem mesmo usei um
#pyongyangfeelings quando twittei sobre o apagão
que me deixou sem luz e, consequentemente, sem
internet: afinal, nada mais Coreia do Norte do que
falta de luz e de conexão...

Outra missão de Guilherme Ribenboim é difundir
o uso do Vine, espécie de cruzamento entre
YouTube, Instagram e Twitter que, com um ano,
começa a bombar nas paradas. O Vine, comprado
pelo Twitter em outubro do ano passado, e lançado
em fins de janeiro deste ano, é um aplicativo que
faz e compartilha filmetes de seis segundos. Ele
tem dois grandes trunfos: os seis segundos, justamente,
equivalentes aos 140 caracteres em palavras
e perfeitos para quem vê, e a absoluta facilidade
de uso. Para gravar, basta tocar na tela; para parar
de gravar, é só tirar o dedo. Os filmetes são praticamente
fotos em vários tempos: toca, tira, toca, tira...
simples assim.

O desafio é fazer videos interessantes. Loops e bichos
de estimação têm se provado populares. Há
pessoas super criativas que fazem autênticos milagres
com tão poucos recursos; o resto da humanidade
se contenta em mostrar o que vai comer. E,
claro, os gatos. Muitos gatos!

O maior entrave à popularização do Vine é que,
por enquanto, ele só funciona em iOS, o sistema
operacional do iPhone. Nos Estados Unidos, porém,
onde o smartphone da Apple domina o mercado,
o Vine já tem massa crítica: há fins de semana
em que mais de 100 mil videos são postados, e até
Sir Paul McCartney aderiu à brincadeira.

— A velocidade com que as pessoas aderem às
novas redes é impressionante — observa Guilherme
Ribenboim. — Ashton Kutcher levou três anos
para chegar a um milhão de seguidores no Twitter.
Os usuários mais seguidos do Vine devem chegar a
isso nos próximos três meses, se não antes

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