sábado, 11 de maio de 2013

News 11/05/2013

VIAGENS » Passagens aéreas ficam mais baratas

Trabalhadores que recebem acima de R$ 1.503 já são incluídos na classe A-Zulmira Furbino‏  

HIV altera funções cognitivas-Augusto Pio‏  

DOSES QUE MATAM-Guilherme Paranaiba‏ 

ABOLIÇÃO 125 ANOS » A marcha da liberdade-Renata Mariz e Ivan Iunes‏  

 
Eduardo Almeida Reis-Jornalismo‏

 Lei de Cotas e antipropaganda oficial - Luciano Mendes de Faria Filho‏

 ENTREVISTA/EVA FURNARI » "Os professores são heróis"‏

O show e o esgoto [Paul McCartney] - João Paulo‏  

 
Olhar que vem do Sul [René Armand Dreifuss] -Otavio Dulci‏

Quem é o dono da voz - Ailton Magioli‏  

 
Álvaro Pereira Júnior - A hora e a vez do digital-popular

 Painel das Letras: 50 anos mais cinco - Raquel Cozer

 O negócio da crítica - Raquel Cozer e Fernanda Ezabella

 Dos males, o menor - José Miguel Wisnik

 Uma outra receita de mulher - Arnaldo Bloch

 Crítico lança estudo de fôlego sobre Machado e Henry James - IDELBER AVELAR

 Uma noite com Gilberto Gil - via

 Urbanismo de oportunidades - LUIZ FERNANDO JANOT

 A saúde dos olhos - Miguel Ângelo Padilha

Dos males, o menor - José Miguel Wisnik


O Globo - 11/05/2013

 

Argumentos do sociólogo José de Souza sobre redução da maioridade penal são abalizados e bem postos, mas não me convencem

O suplemento Aliás, do jornal “O Estado de S.Paulo”, publicou no domingo passado alguns artigos sobre a discussão em torno da maioridade penal: diminuí-la para 16 anos ou não? Entre eles, o do sociólogo José de Souza Martins rebate a alegação de que levar jovens de 16 anos para a cadeia seria inseri-los de vez na escola do crime. Segundo Martins, há criminosos notórios nessa faixa de idade, agentes de barbáries em estado puro, que não precisaram de nenhuma escola para sê-lo, e a sociedade deve equipar-se para combater o mal que medra nessa zona juridicamente descoberta da existência humana, reduzindo a maioridade penal. Diferentemente da posição reativa e direta dos amedrontados, os argumentos são abalizados e bem postos, mas não me convencem.

Martins sabe que a redução da maioridade penal não resolveria “o problema grave das causas da criminalidade juvenil”. Diz com muita razão que a retórica jurídica do Estado brasileiro, sustentando o estatuto atual, apenas gira em falso no seu não saber o que fazer. Acha que a impossibilidade de punir na justa medida os crimes hediondos praticados por jovens (além da evaporação prática do cumprimento das penas entre adultos, a que ele não se refere diretamente) estimula a iniquidade do justiçamento popular, acrescentando que “o Brasil está entre os países que mais lincham no mundo”, promovendo a indistinção entre a cultura do crime e a punição do crime, entre “maus” e “bons”.

Reconheço a enormidade desse “defeito estrutural”, presente fora e também dentro das cadeias, na própria iniquidade do sistema carcerário, que o Ministro da Justiça deixou escapar outro dia. O diagnóstico supõe um mal-estar difuso e generalizado, exposto no enorme descompasso entre a extensão do problema e as providências apontadas, incluindo esta, a da redução da maioridade penal, que, também ela, mais encobre e aprofunda o problema, com seu simulacro de justiça, do que encara a sua extensão.

Diante do mal-estar, da emergência do mal que desponta em crimes inomináveis e do sentimento de impotência correspondente, as posições têm quase que inevitavelmente muito de sintoma de quem as toma, e de uma aposta implícita na destinação do seu desejo. No caso da posição exposta com propriedade por José de Souza Martins, trata-se de resgatar o funcionamento de um rito jurídico ali onde ele está faltando, e onde essa falta clama por uma reparação simbólica, para o bem das instituições. Sabemos também que esse mesmo clamor pode esconder, em outros casos, a sombra de um desejo coletivo não enunciado senão pelos mais exaltados e frenéticos: universalizar a potência criminosa do adolescente pobre é jogá-lo fora no esgoto das prisões, desejando, mais fundo, que ele seja sugado no imaginário ou no real pela treva do extermínio.
Algo do Brasil atual, com seus emergentes e suas zonas de exclusão, com sua indecisão entre o arranque e a regressão, dá sinais de uma aproximação galopante e não consciente à verdade de sua história escravista através de confrontos não politicamente formalizados nem simbolicamente elaborados, que se expressam no conflito entre os poderes de Estado, na loucura religiosa, nos tribunais do Facebook, nas facções discursivas, no alarde das opiniões, nos fla-flus sem beleza, sem perspectiva e sem regras. São a marca viciosa daquilo que na nossa sociedade vai mudando sem mudar, que se transforma sem transformar, e que resiste a encarar tanto o real de suas violências constitutivas e de suas desigualdades profundas quanto o real de sua potência inovadora.

Por isso tudo, nesse quadro, e para mim, escolher a antecipação da maioridade penal não é resolver problemas, mas encolher o país virtual, decretar o fosso social e, em nome de uma resposta à ocorrência do mal absoluto, recusar-se a olhar para essa zona crucial de passagem onde se decidem destinos pessoais e coletivos. É verdade que infância, adolescência e idade adulta estão tão confusas e embaralhadas, hoje, em todas as classes sociais, que existem crianças simulacros de adultos (pequenos bandidos, pequenas prostitutas, pequenos empresários), e adultos eternos adolescentes, para o bem ou para o mal. O crivo da maioridade como o lugar do sujeito autônomo, datado aos 18 anos, tornou-se problemático em todos os sentidos, mas não se trata de encontrar o responsável nessa faixa limítrofe: dos males, o menor. Continuo me lembrando de Luiz Eduardo Soares (onde está ele?) quando diz que tudo se decide no lugar e no instante frágil em que o ser humano pede sem saber o que todo ser humano pede: olhar, reconhecimento e consideração.